Caros Cursistas,

Os vídeos tutoriais a seguir devem ser acessados clicando sobre o título.

Recomendamos que clique em cima do vídeo tutorial, antes de iniciar, com o botão direito do mouse. Depois clique em "Mais zoom" uma única vez para obter uma melhor resolução da tela.

Vídeos tutoriais para ambientação da plataforma Moodle:

 

 

AULA INAUGURAL DO CURSO

Este curso tem como fundamentação os cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O PNAIC propõe o ensino da Língua Portuguesa por meio de duas importantes linhas teóricas: a concepção de que alfabetizar e letrar são duas ações que se complementam e o direcionamento do trabalho pedagógico – planejamento, prática e avaliação – com base nas hipóteses de escrita que os alunos vão formulando no decorrer da alfabetização.

A metodologia pedagógica proposta pelo Pacto dá ênfase à contextualização das atividades em Sequências Didáticas e Projetos Didáticos. Além disso, o Programa Federal aborda o currículo num viés inclusivo, ao considerar que todo o aluno tem o direito de ser alfabetizado, cabendo ao docente monitorar os processos de ensino e de aprendizagem para que a alfabetização aconteça.

Quanto ao planejamento, o Pacto determina que a organização do trabalho docente deve promover a construção dos conhecimentos por todas as crianças e, por isso o docente deve considerar a progressão e a continuidade das aprendizagens promovendo rotinas pedagógicas que integrem a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética à inserção do aluno na cultura escrita.

Este curso tem como fundamentação os cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O PNAIC propõe o ensino da Língua Portuguesa por meio de duas importantes linhas teóricas: a concepção de que alfabetizar e letrar são duas ações que se complementam e o direcionamento do trabalho pedagógico – planejamento, prática e avaliação – com base nas hipóteses de escrita que os alunos vão formulando no decorrer da alfabetização.

A metodologia pedagógica proposta pelo Pacto dá ênfase à contextualização das atividades em Sequências Didáticas e Projetos Didáticos. Além disso, o Programa Federal aborda o currículo num viés inclusivo, ao considerar que todo o aluno tem o direito de ser alfabetizado, cabendo ao docente monitorar os processos de ensino e de aprendizagem para que a alfabetização aconteça.

Quanto ao planejamento, o Pacto determina que a organização do trabalho docente deve promover a construção dos conhecimentos por todas as crianças e, por isso o docente deve considerar a progressão e a continuidade das aprendizagens promovendo rotinas pedagógicas que integrem a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética à inserção do aluno na cultura escrita.

Curso com escopo de pensar a Matemática como uma oficina de treinamento diário. Bons estudos!