Novidades

 
 
Picture of Thais Correa Borges de Almeida
Projeto capacita professores em curso de energia solar fotovoltaica
by Thais Correa Borges de Almeida - Wednesday, 3 April 2019, 10:03 AM
 

Professores de todo IFFluminense realizaram capacitação para ministrar cursos sobre energia solar fotovoltaica.

Campus Cabo Frio sediou, durante toda a semana, o primeiro módulo de um curso em energia solar fotovoltaica para cerca de 20 professores do IFFluminense. O curso de instalador solar fotovoltaico foi ministrado pelos professores Jonathan Velasco e Rodrigo Fernandes, e faz parte do programa da Rede Federal - ENERGIFF, que tem como objetivo o desenvolvimento de energias renováveis e eficiência energética.

   O curso de capacitação foi dividido em dois módulos. Após a conclusão do segundo módulo, os professores estarão aptos a ministrar cursos na área de instalador e projetista de sistemas fotovoltaicos. 

    O coordenador de infraestrutura e responsável pelo M.A do campus Cabo Frio, José Ferreira, foi um dos alunos do curso, e destacou a importância de implementar cursos na área de energia renovável: "o mercado vem crescendo e a mão de obra é escassa, assim, o investimento nessa área ampliará as oportunidades nesse ramo.", conclui. 

   O aproveitamento da energia solar por meio de sistemas fotovoltaicos tem sido uma aposta mundial para colaborar nos sistemas elétricos dos países, em virtude de ser uma energia limpa em seu processo de produção de energia e sua fonte ser inesgotável. Nos últimos anos, o Brasil tem tido um crescimento exponencial de conexão desses sistemas na rede elétrica.

   Segundo o professor Jonathan, com objetivo de acompanhar esse crescimento, o IFFluminense começou um novo ciclo de capacitação de seus professores, com a proposta de implementar cursos para atender as demandas já existentes no mercado de trabalho, assim como, fortalecer ações de pesquisa e de desenvolvimento de sistemas aplicados, que favoreçam a sociedade. "Esse processo de formação continuada de professores, marca o início das atividades da proposta de sustentabilidade hoje defendida pela gestão do IFF, que, inclusive, criou um Núcleo de Sustentabilidade.", explica o professor.

   O curso é resultado de um projeto coletivo entre  o Campus Cabo Frio, Núcleo de Sustentabilidade do IFF e o Pólo de Inovação. O segundo módulo está programado para acontecer no mês de maio.